metropoles.com

Articulação de ministros pela indicação de uma mulher para o STF é tímida

Manutenção de pelo menos duas cadeiras de mulheres no STF mobiliza ministros de forma limitada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Imagem mostra a presidente do STF, Rosa Weber, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Metrópoles
1 de 1 Imagem mostra a presidente do STF, Rosa Weber, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A articulação dentro do Supremo Tribunal Federal (STF) para a manutenção de uma mulher na vaga de Rosa Weber, prestes a se aposentar, é tímida. A pressão sobre a decisão de Lula é exercida mais pela militância de esquerda e por aliados do PT do que pelos integrantes da Corte.

No início de junho, Weber disse, em evento com o presidente da Finlândia, que o número de mulheres nos tribunais superiores é “ínfimo”. Desde então, porém, não deu mais declarações sobre o assunto e não falou especificamente sobre sua vaga.

No meio jurídico, em que a representação feminina em cargos de cúpula é pequena, mulheres têm se queixado da ausência de falas mais diretas de Rosa e de Carmen Lúcia defendendo uma mulher na vaga.

Entre os ministros homens, Dias Toffoli e Luís Roberto Barroso são os maiores defensores que Weber seja substituída por outra mulher, mas têm uma articulação limitada – Toffoli, por estar resolvendo problemas de relacionamento com Lula, e Barroso, porque será presidente do STF.

No início do ano, com a indicação de Jhonatan de Jesus para o Tribunal de Contas da União (TCU), a Corte perdeu a única vaga que era ocupada por uma mulher. Mulheres ocupam apenas 19% dos cargos nas Cortes superiores, segundo reportagem de Julia Noia.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?