metropoles.com

Arrecadador de ato terrorista já foi alvo de Alexandre de Moraes

Blogueiro Rafael Moreno pediu doações por Pix para ato terrorista; Moreno foi alvo de operação da PF durante governo Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Rafael Moreno, arrecadador de atos terroristas bolsonaristas
1 de 1 Rafael Moreno, arrecadador de atos terroristas bolsonaristas - Foto: Reprodução

O blogueiro Rafael Moreno Souza Santos, um dos arrecadadores do ato terrorista do domingo (8/1), já foi alvo de decisões do ministro Alexandre de Moraes, do STF, em dois inquéritos durante o governo Bolsonaro. Moreno também havia angariado recursos para os protestos de 7 de Setembro de 2021, quando o então presidente xingou ministros do Supremo e ameaçou parar de cumprir decisões do tribunal.

Enquanto golpistas saqueavam as sedes dos Três Poderes em Brasília, no domingo (8/1), Moreno estava em um protesto em São Paulo comemorando o terrorismo bolsonarista. “Invadiram o Congresso, pessoal! Tomamos o Brasil de volta, pessoal! Agora é tudo nosso, tudo dominado!”, gritava, em meio a faixas pedindo um golpe militar.

Neste vídeo, pediu doações para seu próprio Pix. O dinheiro seria destinado aos golpistas: “Contribua com as caravanas e alimentação dos patriotas em Brasília enviando qualquer valor”. Depois das prisões dos terroristas, Moreno apagou o vídeo, que foi salvo pela coluna.

Em 2020, Moreno foi um dos alvos da operação no âmbito do inquérito das fake news. A PF cumpriu mandados em seis estados também contra Roberto Jefferson, então presidente do PTB e atualmente preso por ter atirado em policiais, e o empresário Luciano Hang.

Dois meses depois, Moreno teve perfis bloqueados no Twitter e Facebook, por ordem de Moraes. Em setembro daquele ano, foi intimado a depor à PF no inquérito dos atos antidemocráticos. O extremista ficou em silêncio o tempo todo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?