metropoles.com

Aras pede que STF casse decisão do STJ e retome ação contra jornalista

Ex-procurador-geral da República, Aras quer reverter decisão que lhe impôs derrota em ação contra jornalista que o criticou

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Nelson Jr./SCO/STF
O ex-procurador-geral da República Augusto Aras
1 de 1 O ex-procurador-geral da República Augusto Aras - Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O ex-procurador-geral da República Augusto Aras acionou o Supremo Tribunal Federal na sexta-feira (5/4) para tentar reabrir ação penal contra um jornalista que, exercendo sua função profissional, o criticou em uma reportagem.

Aras pediu ao STF a revisão de uma decisão colegiada da Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que acolheu um habeas corpus e determinou o trancamento do processo movido por ele contra o jornalista André Barrocal, da revista CartaCapital, na Justiça Federal do Distrito Federal.

Na queixa-crime, que deu origem a uma ação penal em julho de 2021, por decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), Aras acusou Barrocal de calúnia, difamação e injúria em razão do conteúdo da reportagem, publicada em julho de 2020. Com a decisão do STJ, contudo, o caso foi arquivado.

O ex-procurador-geral da República não aceitou ter sido classificado na matéria como “cão de guarda de Bolsonaro e perdigueiro dos inimigos” e rechaçou afirmações de que tinha uma “longa lista de serviços” ao ex-presidente, entre outros pontos da reportagem.

Na reclamação ao STF, os advogados de Aras argumentaram que o STJ “deturpou” entendimentos do Supremo sobre liberdade de imprensa e direito de críticas a autoridades públicas, que não abrigariam “abusos” e “juízo depreciativo”.

O ex-procurador-geral da República pediu liminar para suspender a decisão do STJ e, assim, restabelecer o processo até que o STF conclua o julgamento da reclamação. No mérito, Aras solicitou que o entendimento do STJ seja cassado ou a Sexta Turma do tribunal analise se houve “abuso da liberdade de expressão” pelo jornalista.

O ministro Luiz Fux vai analisar a ação de Augusto Aras.

 

Já segue a coluna no Instagram? E no Twitter?

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?