“Aquilo virou uma seita”, diz ex-nora de Olavo de Carvalho sobre ICLS
Ex-mulher e filhas de Tales de Carvalho, filho de Olavo, contam que doutrina do ICLS gira em torno de Gugu, outro filho do escritor
atualizado
Compartilhar notícia
Na longa entrevista que concedeu à coluna, Calinka de Moura, ex-mulher de Tales de Carvalho, filho de Olavo de Carvalho, disse que a escola de cursos Instituto Cultural Lux et Sapientia (ICLS) virou uma seita. O ICLS foi fundado há pouco mais de dez anos por Tales e o irmão dele, Luiz Gonzaga de Carvalho Neto, o Gugu.
Além de Calinka, duas das filhas do casal, Julia e Ana Clara, também fizeram relatos à coluna sobre violências e abusos do pai e sobre o ICLS. Elas apontaram Gugu como “guru” do ICLS e afirmaram que ele cria doutrinas baseadas apenas em suas ideias, misturando conceitos de diversas religiões.
Todas as denunciantes detalham experiências duras, que podem despertar gatilhos emocionais. Portanto, se este conteúdo for desconfortável para você e possa lembrar alguma experiência, talvez seja importante buscar um especialista no assunto para falar sobre isso ou não prosseguir na leitura.
“Com o decorrer do tempo, nós percebemos que aquilo virou uma seita. As pessoas entram no ICLS com a promessa de acolhimento, compreensão da própria religião, da realidade, de Deus, e de repente elas estão idolatrando o Gugu. Elas estão seguindo o passo a passo de tudo o que o Gugu fala. Porque para elas poderem ficar bem, ter um aprimoramento pessoal, espiritual, elas têm que ter um acompanhamento de tudo o que o Gugu fala”, relatou Calinka.
“Toda a doutrina dentro do ICLS é em torno dele”, contou Julia.
Calinka de Moura, Julia Moura de Carvalho e Ana Clara Moura de Carvalho deram longas entrevistas à coluna. Elas narram episódios de sadismo e crueldade de Tales de Carvalho, que teriam ocorrido ao longo de mais de duas décadas, além da formação da seita em torno do ICLS. A coluna também conversou com outras três ex-mulheres de Tales. Sob a condição de anonimato, uma delas aceitou gravar entrevista.
Leia aqui a primeira reportagem da série que a coluna começou a publicar nesta quinta-feira (27/6).
Assista abaixo ao depoimento de Calinka:
Receba o conteúdo da coluna no seu WhatsApp
Siga a coluna no Instagram
Siga a coluna no Twitter