metropoles.com

Apreensão de ônibus fretados cria guerra de versões entre Buser e ANTT

A Buser diz que a ANTT descumpriu uma ordem judicial ao apreender dois ônibus fretados, mas a agência deu interpretação distinta à decisão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Buser
ônibus buser
1 de 1 ônibus buser - Foto: Divulgação/Buser

A apreensão de dois ônibus fretados pela plataforma Buser provocou uma guerra de versões entre a empresa e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), cujos fiscais confiscaram os veículos.

Os ônibus apreendidos viajavam entre o Rio de Janeiro e Belo Horizonte e entre Boa Vista e Manaus. A Buser alega que a ANTT descumpriu ordem judicial que libera o transporte fretado em circuito aberto, quando o grupo de passageiros da ida não é o mesmo da volta.

A decisão, datada do último dia 12, proibia a ANTT de autuar e apreender ônibus de fretamento em viagens intermediadas por plataformas digitais.

A ANTT afirma que não descumpriu a ordem judicial porque a decisão do magistrado do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) vale apenas para o Mato Grosso do Sul e para São Paulo. A agência também alega que a decisão é aplicável somente às empresas que fazem parte do Sindicato das Empresas de Processamento de Dados e Serviços de Informática do Estado de São Paulo (Seprosp).

A Buser diz que a decisão do TRF3 tem abrangência nacional e que a ANTT já havia apreendido um ônibus fretado em Campinas, no interior de São Paulo, em data posterior à decisão do último dia 12. A empresa informou ainda que o Seprosp é o sindicato patronal da startup.

Segundo a Buser, a ANTT descumpre decisões judiciais de forma sistemática para atuar “em favorecimento de empresas regulares”.

A coluna pediu para a ANTT comentar as alegações da Buser e aguarda um posicionamento.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?