metropoles.com

Após vitória na CPMI do 8 de janeiro, general G. Dias deixará Brasília

Ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) de Lula, general Gonçalves Dias não foi responsabilizado pela CPMI do 8 de janeiro

atualizado

Compartilhar notícia

Breno Esaki/Metrópoles
G. Dias
1 de 1 G. Dias - Foto: Breno Esaki/Metrópoles

O general Gonçalves Dias, o G. Dias, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) de Lula, se mudará de Brasília com a família nas próximas semanas e quer distância dos holofotes. Nesta terça-feira (17/10), o relatório final da CPMI do 8 de janeiro isentou o general e não pediu seu indiciamento.

A CPMI concluiu que, de 1º a 8 de janeiro, Gonçalves Dias só havia conseguido trocar 5% dos seus subordinados herdados do governo Bolsonaro. Nove funcionários foram alvo de pedidos de indiciamento.

Essa tese vinha sendo defendida pelo general a aliados desde abril, quando deixou o cargo depois de ter aparecido caminhando ao lado de invasores durante os atos golpistas no Planalto. Dias atribuía a responsabilidade pelo 8 de janeiro ao seu antecessor, general Augusto Heleno. G. Dias alegava ainda que teve seu gabinete transferido de surpresa, do quarto para o segundo andar do palácio, o que atrasou sua gestão na primeira semana de governo Lula.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?