Livre da Lava Jato, filho de ministro do STJ mira o TRF1
Eduardo Filipe Alves Martins, filho do ex-presidente do STJ Humberto Martins, faz parte de lista tríplice para ser desembargador do TRF1
atualizado
Compartilhar notícia
Um dos advogados cotados para assumir vaga de desembargador no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) é Eduardo Filipe Alves Martins, filho do ministro Humberto Martins, ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Em agosto de 2021, o Supremo anulou investigações que a Operação Lava Jato conduziu contra ele e diversos outros advogados.
Eduardo Martins foi o mais votado de uma das duas listas tríplices do Conselho Federal da OAB para vagas do Quinto Constitucional do tribunal. Um quinto dos desembargadores dos TRFs devem ser oriundos, pela Constituição, da advocacia e dos Ministérios Públicos. A escolha final cabe a Lula.
Em setembro de 2020, Eduardo Martins foi envolvido numa operação da Lava Jato que atribuía a diversos advogados o crime de tráfico de influência. Os investigados haviam sido citados pelo delator Orlando Diniz, ex-presidente da Fecomércio-RJ.
Eduardo Martins era acusado de receber R$ 82 milhões para influenciar decisões do STJ. Toda a investigação foi anulada pela Segunda Turma do STF, com votos dos ministros Gilmar Mendes, Kassio Nunes Marques e Ricardo Lewandowski. Martins sempre declarou ser inocente.