metropoles.com

Após Conselho de Medicina, bolsonarismo deve ganhar OAB-RJ

Após o Conselho Federal de Medicina (CFM) do RJ o eleger um conselheiro bolsonarista, outra entidade de classe caminha para o mesmo destino

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Redes sociais
ana teresa basilio
1 de 1 ana teresa basilio - Foto: Reprodução/Redes sociais

Após o Conselho Federal de Medicina (CFM) no Rio de Janeiro eleger, no último dia 7, uma conselheiro bolsonarista, a outra entidade de classe que caminha para o mesmo destino é a OAB fluminense.

A candidata do presidente Luciano Bandeira, a advogada e vice-presidente Ana Tereza Basílio, vem recebendo apoio de nomes incensados na extrema direita, como o ministro do Tribunal Superior do Trabalho Ives Gandra Filho e o ministro do STF André Mendonça. Ambos são aliados de Jair Bolsonaro.

Basílio também é filiada à Associação Brasileira de Juristas Conservadores, que é formada, em grande parte, por bolsonaristas. A advogada, inclusive, participou de um evento do grupo no Clube Militar do Rio de Janeiro.

O conselheiro do CFM eleito pelo Rio de Janeiro foi Raphael Câmara, que relatou a resolução do CRM que apoiava o projeto de lei contra o aborto. Câmara foi secretário de Atenção Primária no governo de Jair Bolsonaro.

(Atualização às 17h30 do dia 29 de agosto de 2024: Em nota à coluna, Ana Tereza Basílio disse que “não tem qualquer vinculação partidária” e alegou também que estimula uma OAB-RJ “voltada exclusivamente à advocacia e aos interesses da sociedade”.)

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?