metropoles.com

Após China e Itália, “Guerra e Paz” de Portinari deve ir a Belém

Painéis de Cândido Portinari passarão por Pequim e Roma até chegarem a Belém, em dezembro de 2025, durante a cúpula do clima da ONU

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Os painéis "Guerra e Paz", de Cândido Portinari
1 de 1 Os painéis "Guerra e Paz", de Cândido Portinari - Foto: Divulgação

Além de China e Itália, como noticiou a coluna em outubro, os famosos painéis “Guerra e Paz”, do pintor Cândido Portinari (1903-1962), também devem passar pelo Brasil em breve. As obras de arte ficam abrigadas na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York.

Depois de passagens por Pequim e Roma, o Projeto Portinari, tocado por João Cândido Portinari, filho do gênio, pretende trazer os painéis a Belém durante a COP30, Conferência do Clima da ONU.

Os painéis “Guerra e paz” foram apresentados ao público no Theatro Municipal do Rio de Janeiro em 1956, dias antes da doação à ONU. Cada painel pesa uma tonelada e mede 14 metros de altura e 10 metros de largura.

Portinari morreu em 1962, seis anos depois da doação. Por causa de suas convicções políticas de esquerda, teve o visto negado pelos Estados Unidos nos tempos de Guerra Fria.

Em Belém, os painéis devem ser exibidos no Theatro da Paz a partir de dezembro de 2025, quando estarão na capital paraense políticos de diversos países, autoridades e diplomatas para a cúpula do clima da ONU. A mostra vai durar três meses e espera atrair cerca de 20 mil pessoas.

Antes, na China, eles farão parte da comemoração dos 50 anos de relação entre o país asiático e o Brasil. A exposição dos painéis será no Museu Nacional da China, em Pequim, durante quatro meses, a partir de novembro de 2024. A expectativa é de um público de 50 mil pessoas.

Na Itália, a mostra da obra de Portinari será no Palazzo delle Esposizioni, em Roma, também ao longo de quatro meses, a partir de abril de 2025, quando serão celebrados 150 anos de relações entre Brasil e Itália e o Jubileu da Igreja Católica. No país europeu, a estimativa de público também é de 50 mil visitantes.

 

Já segue a coluna no Instagram? E no Twitter?

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?