Após apelos por paridade, Lula terá 11 mulheres entre 37 ministros
Durante a campanha, Lula foi cobrado por Simone Tebet para assumir o compromisso de ter paridade entre homens e mulheres em ministérios
atualizado
Compartilhar notícia
Com os anúncios feitos nesta quinta-feira (29/12), Lula oficializou o desenho da Esplanada dos Ministérios de seu terceiro mandato com 11 mulheres entre os 37 indicados.
Lula recebeu cobranças para anunciar um ministério mais diverso. Durante a campanha, a senadora Simone Tebet pediu para o petista assumir o compromisso de ter paridade entre homens e mulheres em ministérios, mas não foi atendida. Tebet foi indicada para o Ministério do Planejamento.
Mesmo com a ausência de paridade, o terceiro mandato de Lula será o governo que largará com o maior número de ministras na história. Lula também comunicou que a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil serão presididos por mulheres.
Além de Tebet, a Esplanada dos Ministérios terá Ana Moser (Esportes), Anielle Franco (Igualdade Racial), Cida Gonçalves (Mulheres), Daniela do Waguinho (Turismo), Esther Dweck (Gestão e Inovação), Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovações), Marina Silva (Meio Ambiente), Margareth Menezes (Cultura), Nísia Trindade (Saúde), Sonia Guajajara (Povos Indígenas).