metropoles.com

Após acordo no TCU, ministro e J&F se encontrarão na Bolívia

Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira propôs acordo que salvou contrato bilionário da Âmbar, do grupo J&F, em análise no TCU

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Coletiva do Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira 4
1 de 1 Coletiva do Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira 4 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e integrantes da Âmbar, do grupo empresarial J&F, se encontrarão nesta terça-feira (9/7) na Bolívia. Em abril, Silveira propôs um acordo que salvou um contrato bilionário da Âmbar em análise no Tribunal de Contas da União (TCU).

O documento que beneficiou a Âmbar, do grupo dos irmãos Batista, foi assinado por Silveira em 18 de abril, como mostrou o repórter Breno Pires. A empresa não prestou os serviços de um contrato de 2021 que previa a construção de quatro usinas termelétrica e geração de energia. A multa estimada era de R$ 6 bilhões.

Depois da reviravolta do caso, contudo, o contrato foi mantido com apoio do TCU, e prevê o repasse de R$ 9,4 bilhões à Âmbar. Além da movimentação do ministro de Minas e Energia, a iniciativa avançou no TCU. O acordo acabaria não aprovado no plenário no TCU, por uma questão processual, embora tenha sido alvo de diversos elogios por parte dos ministros. Silveira avançou com a assinatura.

Silveira e integrantes da Âmbar se encontrarão em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. O presidente da empresa, Marcelo Zanatta, está na cidade. O presidente Lula cumpre agenda oficial e, de manhã, se reuniu com o presidente boliviano, Luis Arce.

Na semana passada, em outro processo, o TCU aprovou um acordo entre a Oi e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Os ministros contrariaram a área técnica e o Ministério Público junto ao tribunal. Um dos beneficiados com a decisão foi o banqueiro André Esteves, dono do BTG. O banco controla a V.tal, credora da Oi.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?