Apoiado pelo Centrão, advogado é candidato único para o CNMP
O advogado Edvaldo Nilo de Almeida foi o único indicado para a eleição, que deve acontecer nesta quarta-feira
atualizado
Compartilhar notícia
Após acordo entre líderes partidários, o advogado Edvaldo Nilo de Almeida foi o único inscrito para disputar a vaga do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e deve ser indicado pela Câmara dos Deputados na eleição prevista para esta quarta-feira (9/8).
Depois de aprovada, a indicação precisa passar também pelo Senado Federal. Maria Tereza Uille, ex-conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), não teve apoio de lideranças partidárias para se inscrever para a disputa.
O CNMP tem a função de fiscalizar o Ministério Público de todo o país, inclusive condutas de procuradores e promotores aposentados. O colegiado tem autonomia de cassar aposentadorias, se constatar irregularidades.
Segundo deputados, Nilo tem proximidade com o senador Davi Alcolumbre, o que o ajudou a conseguir o apoio de Arthur Lira, presidente da Câmara. Alcolumbre disse à coluna que não apadrinhou a candidatura.
O advogado doou R$ 1 milhão a políticos e é investigado por improbidade administrativa pelo Ministério Público da Bahia.