Apex não tem planos de suspender atividades de escritório na Rússia
Diversas empresas anunciaram o encerramento de atividades na Rússia após as sanções aplicadas pelo Ocidente para conter a guerra na Ucrânia
atualizado
Compartilhar notícia
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) informou à coluna que não planeja interromper as atividades do escritório que mantém em Moscou, capital da Rússia. A representação foi aberta em 2010 para estimular exportações de produtos nacionais para o Leste Europeu e para atrair investimentos ao Brasil.
As sanções aplicadas pelo Ocidente em represália à guerra na Ucrânia provocaram debandada de multinacionais que atuavam na Rússia. Mais de 50 empresas deixaram o país, entre elas McDonald’s, Coca-Cola, Apple e Ford.
Nesta semana, a empresa brasileira WEG, especializada na fabricação de motores elétricos, emitiu comunicado dizendo que, “até que fiquem claras todas as implicações do conflito e a extensão das sanções internacionais, novos negócios com a Rússia estão suspensos”. A WEG mantém desde 2008 filial comercial em Níjni Novgorod, que está localizada a pouco mais de 400 quilômetros de Moscou.