Apesar de pressão de Lula e Janja, Paes não quer Anielle de vice
Planos de Eduardo Paes para seu companheiro de chapa envolvem ter na vaga algum nome de seu grupo político
atualizado
Compartilhar notícia
Lula e Janja estarão nesta terça-feira (2/4) no ato de filiação de Anielle Franco ao Partido dos Trabalhadores, e têm na ministra da Igualdade Racial o nome preferido para ser a vice de Eduardo Paes. Mas, segundo aliados, Paes não gostaria de ter Anielle como vice.
Paes gosta de Anielle, e a considera um nome promissor na política, mas o prefeito prefere outros nomes, tanto em seu PSD quanto no PT, para a posição de vice.
O plano A de Paes segue sendo o deputado federal e seu braço-direito na política, Pedro Paulo (PSD). O plano B seria algum nome também do partido e que integre sua gestão hoje, como os secretários Felipe Santa Cruz, Eduardo Cavalieri, Guilherme Schleder e Daniel Soranz.
O plano C, caso de fato tenha que ceder ao PT a vice, seria o ex-vice-prefeito Adilson Pires, que esteve com Paes na chapa que venceu as eleições municipais em 2008 e 2012.
A opção por uma pessoa que não é de seu grupo político, como Anielle Franco, dificultaria, segundo esses mesmos aliados do prefeito, que Paes deixe a Prefeitura em 2026 para se candidatar ao governo do estado.
Mas, a depender do nível de pressão que Lula e Janja exerçam sobre Paes, esse não é um quadro que pode ser descartado.