metropoles.com

Apenas um diretor negro ganhou principal prêmio de cinema do Brasil

Levantamento revela que só sete diretores negros e indígenas foram finalistas do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, em 22 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Gabriel Martins, diretor de cinema
1 de 1 Gabriel Martins, diretor de cinema - Foto: Divulgação

O Grupo de Estudos Multidisciplinares de Ação Afirmativa em parceria e a Associação de Profissionais do Audiovisual Negro fizeram um levantamento inédito sobre diversidade de raça e gênero num dos mais importantes prêmios do cinema brasileiro. O estudo “Diversidade de raça e gênero no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro” constatou que, entre 2002 e 2023, somente sete homens negros ou indígenas foram indicados na categoria de melhor direção, que tem a predominância de indicações (e vitórias) de homens brancos.

De acordo com o estudo, diretores homens brancos são 70% dos vencedores na categoria “Melhor ficção”, 81% em “Melhor documentário” e 74% em “Melhor direção”. Apenas um homem negro chegou a vencer, em 2023, com Gabriel Martins por “Marte um”.

Nas categorias roteiro e ator, os homens brancos também são predominantes. Eles são 77,5% dos vencedores em “Melhor roteiro original” e 88% em “Melhor roteiro adaptado”. Na categoria “Melhor ator”, homens brancos foram 80% dos indicados e ganham 73% das vezes. E na categoria “Melhor ator coadjuvante”, homens brancos foram 79% dos indicados e 78% dos vencedores.

Na categoria “Melhor atriz”, mulheres brancas correspondem a 84% das indicações e 81% das vencedoras. Na categoria “Melhor atriz coadjuvante”, mulheres brancas foram 88% das indicadas e 91% das vencedoras.

Ainda de acordo com o estudo, entre 2002 e 2023, excluindo 2006 por ausência de dados, a indicação exclusivamente de pessoas brancas ocorreu em 38% das vezes na categoria “Melhor atriz”, 38% em “Melhor atriz coadjuvante”, 38% das vezes em “Melhor ator” e 24% na categoria “Melhor ator coadjuvante”.

Receba o conteúdo da coluna no seu WhatsApp

Siga a coluna no Instagram

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?