metropoles.com

Antes de “Dia D”, PSol tem 51% de filiados favoráveis a apoiar Lula

Votação no final de semana escolherá os delegados responsáveis por definir o futuro do partido em 2022

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles e Divulgação/Câmara dos Deputados
Guilherme Boulos e Glauber Braga
1 de 1 Guilherme Boulos e Glauber Braga - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles e Divulgação/Câmara dos Deputados

O PSol concluirá neste final de semana a eleição dos delegados que determinarão em 26 de setembro se o partido apoiará a candidatura de Lula em 2022, se tentará lançar um candidato próprio ou se vai tomar essa decisão no ano que vem. No momento, o grupo que defende o apoio ao PT, liderado por Guilherme Boulos, soma 51,32% dos votos. Já os psolistas contrários à aliança, e que são encabeçados por Glauber Braga, receberam 47,85% dos votos. Alas independentes estão com 0,84%.

Restam filiados de pouco mais de 200 cidades para votar neste final de semana, entre elas Belém, Rio de Janeiro e Macapá. Os delegados terão de formalizar um posicionamento na convenção do PSol, em setembro. Mas, segundo integrantes da oposição ao lulismo, o grupo de Boulos terá de obter uma vitória esmagadora nas capitais e em outros redutos importantes para ampliar a diferença de votos a ponto de definir a situação.

Isso porque há outra convenção eleitoral prevista para ocorrer em 2022. Até lá, a esperança do grupo de oposição é que três correntes abandonem o grupo de Boulos caso Lula se lance candidato com o apoio de partidos de centro-direita e de direita.

As correntes em questão são a Resistência, liderada pelo historiador Valério Arcary; a Insurgência, chefiada pela deputada estadual Dani Monteiro, do Rio de Janeiro, e que é próxima ao vereador carioca Tarcísio Motta; e a Subverta, encabeçada pela deputada federal Talíria Perone, também do Rio.

Nenhuma tem peso significativo na balança interna do PSol, mas, juntas, poderiam reverter uma margem estreita e minar o apoio a Lula. Até agora, Glauber Braga é o único nome que se colocou à disposição para ser o pré-candidato do partido à Presidência da República.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?