metropoles.com

André Mendonça será o relator em processo de bolsonarista cassado

O deputado estadual Subtenente Everton, do União Brasil do PR, teve seu mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral em outubro de 2021

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
André Mendonça em sabatina no Senado
1 de 1 André Mendonça em sabatina no Senado - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O ministro do STF André Mendonça será o relator do processo que tenta reverter a cassação do deputado estadual bolsonarista Subtenente Everton, do União Brasil do Paraná. Everton teve seu mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral em outubro de 2021.

O bolsonarista foi acusado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) de captação e gastos ilícitos de recursos nas eleições de 2018. Segundo a denúncia do MPE, Everton recebeu R$ 12 mil em doações da pessoa jurídica Associação dos Militares da Reserva do Paraná. O financiamento eleitoral por instituições privadas é proibido.

O deputado, que alega que os custos de sua campanha foram todos “fruto de doações de amigos, apoiadores e economias pessoais”, está confiante de que sua cassação será anulada por ter Mendonça como relator.

Indicado por Jair Bolsonaro ao STF, Mendonça suspendeu recentemente um julgamento que poderia anular a decisão de Kassio Nunes Marques, outro escolhido pelo presidente, de devolver o mandato do deputado estadual bolsonarista Fernando Francischini, do União Brasil do Paraná. Francischini e Everton são aliados.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?