metropoles.com

André Mendonça falará em evento de advogado de ação relatada pelo ministro

André Mendonça é relator de ação que propõe suspensão de acordos de leniência da Lava Jato; ação foi apresentada por advogado Walfrido Warde

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
André Mendonça fala em audiência no Senado
1 de 1 André Mendonça fala em audiência no Senado - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O ministro André Mendonça, do STF, relator da ação que propõe a suspensão dos acordos de leniência da Lava Jato, dará uma palestra no próximo dia 7 em um evento promovido pelo instituto de Walfrido Warde, advogado que apresentou a ação ao Supremo. O evento debaterá lobby e acordos de leniência, exatamente o tema do caso.

Mendonça dará a palestra magna “10 anos da Lei Anticorrupção”, que dá nome ao seminário em São Paulo. Pouco antes, a abertura do evento será feita por Warde, presidente do Instituto para a Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE). Autor da ação relatada por Mendonça, Warde é advogado da JBS, que se beneficiaria em uma eventual suspensão dos acordos. A empresa vem tentando baixar o valor e melhorar as condições de seu acordo de leniência.

O escritório de Warde representa PSol, Solidariedade e PC do B na ação no STF. Os partidos alegam que teria havido uma ação abusiva do Ministério Público Federal nos acordos pelo “punitivismo” do momento histórico da Lava Jato. Warde afirma que o alto valor dos acordos de leniência põe em risco a atividade das empresas, o que prejudicaria a economia do país.

O seminário terá integrantes do governo Lula, a exemplo do ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, e da secretária-executiva da Controladoria-Geral da União (CGU), Vânia Vieira. Além da palestra magna de Mendonça, o IREE promoverá apresentações sobre “integridade e responsabilidade social no ambiente empresarial”, “leniência e preservação da empresa”, e “lobby, transparência e corrupção”.

Este não será o primeiro encontro de Mendonça com pessoas interessadas na ação. Em junho, o ministro confraternizou com os donos da JBS, durante um evento em Lisboa.

Procurado, o IREE afirmou que o ministro André Mendonça não será remunerado pela palestra magna. O gabinete do ministro André Mendonça também afirmou que não será pago pela entidade.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?