Análise: Rodrigo Pacheco falou pela primeira vez à altura de seu cargo
Rodrigo Pacheco e o ministro do STF Luis Roberto Barroso fizeram duras manifestações sobre conduta de Bolsonaro contra as eleições
atualizado
Compartilhar notícia
O pronunciamento de Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, e a nota divulgada pelo ministro do STF Luis Roberto Barroso merecem atenção. Pacheco e Barroso fizeram duras manifestações sobre a fala de Bolsonaro sobre as eleições de 2022, numa semana marcada ainda pela nota das Forças Armadas atacando o senador Omar Aziz e consequentemente todo o Poder Legislativo.
Um mineiro ao cubo, que mora em cima do muro, Pacheco finalmente se pronunciou à altura de seu cargo nesta sexta-feira. Em sua fala, ele disse que não admitirá qualquer atentado contra a democracia, como o que foi feito por Bolsonaro, que disse que não vai aceitar o resultado das eleições do ano que vem. O recado também serviu de forma indireta para as Forças Armadas.
Já na nota emitida por Luis Roberto Barroso, o presidente do TSE disse que o ataque de Bolsonaro a ele é um ataque a todos os ministros do STF que ocuparam à presidência do TSE. Portanto, é na prática um ataque ao Poder Judiciário.
O presidente segue repetindo que as eleições são fraudadas para preparar o eleitorado dele para não aceitar o resultado das eleições do ano que vem, caso ele seja derrotado. Bolsonaro começa, portanto, a preparar uma tentativa de golpe, e Barroso foi bem claro: a atuação do presidente para “impedir” a eleição é crime de responsabilidade.
Assista à íntegra da análise.
Ver essa foto no Instagram
Ou, se preferir, ouça a análise no Spotify.