metropoles.com

Amorim processa procuradoras que citaram prisão após suposta ameaça

Deputado estadual bolsonarista, Rodrigo Amorim nega ter enviado e-mail transfóbico e diz que procuradoras do MPF fazem “ativismo judicial”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Adriana Cruz/Metrópoles
Deputado Rodrigo Amorim ataca PSol sob alegação de homenagear Marielle Franco
1 de 1 Deputado Rodrigo Amorim ataca PSol sob alegação de homenagear Marielle Franco - Foto: Foto: Adriana Cruz/Metrópoles

O deputado estadual Rodrigo Amorim, do PTB Rio de Janeiro, entrou com processo no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) na sexta-feira (1º/7) contra as duas procuradoras do MPF que cogitaram sua prisão preventiva por suposta ameaça endereçada por e-mail à vereadora transexual Benny Briolly, de Niterói.

Em ofício na semana passada, Raquel Branquinho e Nathália Mariel — que atuam no combate à violência de gênero na política — pediram que a Procuradoria-Regional Eleitoral do Rio de Janeiro considerasse a prisão preventiva de Amorim.

Segundo as procuradoras, Amorim afirmou em um e-mail que estava “contando as balas”, e fez ameaças à vereadora transexual Benny Briolly e à deputada estadual Renata Souza, ambas do PSol.

O parlamentar negou que a mensagem citada no ofício tenha partido de seu e-mail institucional da Assembleia Legislativa. E afirmou que a Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática e a própria Alerj emitirão laudos que atestarão a suposta fraude.

O bolsonarista alegou que o ofício emitido pelas procuradoras foi “eivado de orientações político-ideológicas”. Para sustentar a tese, disse que a procuradora da República Nathália Mariel Ferreira de Souza “mantém em sua rede social Instagram inúmeras postagens de cunho ideológico similar aos parlamentares ‘vítimas’” e deu exemplo de publicações com o termo “antifascista”.

Amorim afirmou ser vítima de “abuso e arbitrariedade” decorrentes de “ativismo judicial”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?