metropoles.com

Ameaça de bolsonarista contra indígenas é enviada ao gabinete de Moraes

Organizador de motociata de Bolsonaro, empresário é investigado pela PF por ameaça

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Jackson Vilar e Jair Bolsonaro
1 de 1 Jackson Vilar e Jair Bolsonaro - Foto: Reprodução

Na mira da PF, o vídeo em que o empresário bolsonarista Jackson Vilar ameaça indígenas acampados em Brasília foi anexado ao Inquérito dos Atos Antidemocráticos. O material foi enviado ao gabinete do ministro Alexandre de Moraes no último domingo (5/9) pela Articulação dos Povos Indígenas (Arpin) do Sudeste.

Organizador de uma motociata para Jair Bolsonaro em junho em São Paulo, Vilar afirmou em um vídeo:

“Galera, é o seguinte. Os caras adiaram o julgamento do índio lá, do cacique, sei lá quem mais, aquele espírito ruim, para os índios continuarem em Brasília. Adiaram para o dia 8 [o julgamento do marco temporal]. Ou seja, vai ter derramar [sic] de sangue em Brasília, hein. O pau vai cantar em Brasília. E é isso aí. Vamo pra cima. Vamo se acovardar, não. Não mexa com a gente, não, porque se mexer com um da direita, aí você vai ver. Então o povo tá numa sede, hein. O povo da direita, eu tenho falado com uns líderes aí, os caras tão aceso [sic]. Tá igual uma pólvora, se riscar um pavio… Se um índio desse se meter a besta, o [sic] Brasília vai desindianizar. Eu quero ver se essa flecha desse índio vai chegar a algum canto. Tudo indica que vai ter derramar de sangue”.

A Arpin pediu que Moraes, relator das investigações que apuram atos contra a democracia, inclua o vídeo no processo, e solicitou segurança aos indígenas acampados em Brasília. A entidade é representada pelo Coletivo Advogadas e Advogados pela Democracia. Desde o mês passado, indígenas acompanham o julgamento no Supremo do marco temporal para a demarcação de terras.

Como mostrou o repórter Rubens Valente, no último sábado (4/9) a PF no Distrito Federal abriu um inquérito contra Jackson Vilar, a pedido do MPF. O empresário é investigado por ameaça aos indígenas.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?