Amazônia opõe André Mendonça a Nunes Marques e interesses de Bolsonaro
André Mendonça, um dos ministros do STF indicados por Bolsonaro, votou contra o governo e a favor da reativação do Fundo Amazônia
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro do STF André Mendonça votou contra os interesses do governo Bolsonaro e concordou com a reativação do Fundo Amazônia em até 60 dias. O voto foi proferido na quinta-feira (27/10), quando o tribunal formou maioria pelo retorno do fundo. Como de costume, Kassio Nunes Marques votou a favor do governo e contra a volta do fundo.
Mendonça fez um voto sucinto, em que apontou inconstitucionalidade nas alterações que o governo promoveu no Fundo Amazônia.
Durante o voto, Mendonça disse não acreditar que autoridades do governo federal possam descumprir a decisão judicial e criar dificuldades para executar projetos financiados pelo Fundo Amazônia. A ministra Cármen Lúcia provocou o colega após a fala.
“A diferença, ministro André, e que bom que Vossa Excelência tem uma esperança que hoje eu não tenho, que é de que vamos mandar uma ordem para a matéria ambiental e que ela vai ser cumprida, sem que ninguém descumpra. Não é assim que tem acontecido, lamentavelmente”, afirmou Cármen Lúcia.