metropoles.com

Alvos suspeitam que Ramagem espionou jantar durante racha do PSL

Polícia Federal mencionou que Alexandre Ramagem ordenou que um jantar com Rodrigo Maia e Joice Hasselmann fosse espionado pela Abin

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Foto colorida do Deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ) - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do Deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ) - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Há forte suspeita, entre os alvos espionados por Alexandre Ramagem, de que o jantar monitorado pelo então diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) tenha ocorrido em outubro de 2019, em meio ao racha de deputados do PSL — o antigo partido de Bolsonaro.

Na ocasião, Bolsonaro tentava assumir o controle do PSL e buscava apoios para remover o líder do partido na Câmara, Delegado Waldir. O então presidente teve atuação destacada no episódio, conhecido como “guerra das listas”, e emplacou Eduardo Bolsonaro na liderança da sigla.

O jantar, segundo a ex-deputada Joice Hasselmann, ocorreu na Residência Oficial da Presidência da Câmara, ocupada por Rodrigo Maia em 2019. Além de Joice e Maia, a Polícia Federal citou que participaram da reunião o então vice-presidente do PSL, Antonio Rueda, e o então secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres.

A PF apurou que o proprietário de uma Pajero Full passou a ser monitorado após ir ao encontro. Entre os políticos que estavam naquele jantar, mas que não foram mencionados pela PF, estão o ex-deputado Felipe Francischini e Mendonça Filho, hoje deputado pelo União Brasil.

O jantar foi citado por Francischini em uma reunião que o PSL organizou, no dia 16 de outubro de 2019, para lavar a roupa suja na Câmara. O encontro acabou gravado por Daniel Silveira e foi divulgado para a imprensa naquela semana. Francischini disse, no áudio da época, que a fusão do PSL com o DEM foi discutida durante a refeição, o que revoltou Bolsonaro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?