metropoles.com

Alvos da Operação Greenfield tentam jogá-la na cova da Lava Jato

Investigados na Greenfield, que mirou fraudes em fundos de pensão, têm buscado equipará-la à finada Lava Jato

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/YouTube
Guilherme Lacerda, ex-presidente da Funcef, fundo de pensão da Caixa Econômica Federal
1 de 1 Guilherme Lacerda, ex-presidente da Funcef, fundo de pensão da Caixa Econômica Federal - Foto: Reprodução/YouTube

Em meio às derrotas sucessivas da Operação Lava Jato na Justiça, sobretudo no STF, tem chamado a atenção de lideranças de participantes de fundos de pensão o movimento de ex-dirigentes das entidades, alvos da Operação Greenfield, de tentarem atribuir à investigação os mesmos vícios e problemas da Lava Jato.

Réus em ações penais da Greenfield, como Guilherme Lacerda, ex-presidente da Funcef, fundo de pensão da Caixa, têm se mobilizado publicamente para denunciar o que chamam de “assédio institucional” e “lawfare” contra ex-dirigentes de fundos de pensão na operação. A Greenfield apurou supostas fraudes nos fundos de pensão.

Na mais recente manifestação pública nesse sentido, na quinta-feira (18/4), Lacerda, que esteve à frente da Funcef entre 2003 e 2010 e atualmente preside a Associação Nacional dos Ex-Diretores, Ex-Conselheiros e Ex-Empregados de Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Anapex), desancou a Greenfield em uma transmissão no YouTube. Ele chegou a ser preso pela operação, em setembro de 2016.

Segundo ele mesmo contou, a Anapex só foi criada em 2022, seis anos após a deflagração da Greenfield, porque, antes disso, boa parte dos ex-gestores de fundos de pensão estava proibida pela Justiça de manter contato entre si. Conforme Lacerda, a entidade reúne 40 associados e busca “mostrar tudo que nos atingiu e tentar construir alternativas de restrição dos danos que passamos”.

Na trasmissão, criticada entre lideranças dos participantes dos fundos de pensão, Lacerda classificou a Greenfield como “operação perversa” e “período de horror” e acusou os investigadores de pressionarem seus alvos a fecharem delações premiadas.

“A Greenfield é um elo esquecido da Lava Jato. Ela está umbilicalmente ligada. Temos as informações, as trocas de comunicações de um departamento com outro. Isso tudo foi uma coisa vinculada naquele mesmo caldo, foi o mesmo ninho do ovo da serpente”, disse Lacerda, que figura como réu em cinco ações penais da Greenfield na Justiça Federal do Distrito Federal.

Em dezembro, a Anapex e a Associação Nacional de Participantes de Fundos de Pensão e de Beneficiários de Autogestão em Saúde (Anapar) já haviam organizado o seminário “Assédio institucional/processual aos dirigentes das EFPC”, sigla que se refere a Entidades Fechadas de Previdência Complementar.

 

Já segue a coluna no Instagram? E no Twitter?

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?