metropoles.com

Alvo de apurações, Google quer evitar conflito e alega debate legítimo

Presidente do Google terá que prestar depoimento à PF; big tech é alvo de pelo menos quatro apurações no Executivo e no Judiciário

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Foto colorida mostra tela de computador com campanha do Google contra PL das Fake News - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida mostra tela de computador com campanha do Google contra PL das Fake News - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O Google buscará evitar conflitos com o poder público e pretende alegar que fez um debate legítimo sobre o Projeto de Lei (PL) das Fake News. Nesta semana, a big tech se tornou alvo de pelo menos quatro apurações em diferentes áreas no Executivo e Judiciário por supostas práticas abusivas nas críticas à proposta.

Na segunda-feira (1º/5) e na terça-feira (2/5), o Google passou a exibir uma mensagem em sua página inicial que acusava o projeto de lei de “piorar sua internet”. O link foi retirado no início da tarde da terça-feira (2/5), logo após o Ministério da Justiça ter anunciado multa e abertura de um processo contra a companhia.

O Ministério Público Federal, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica e o Supremo Tribunal Federal também cobraram respostas do Google. O presidente da empresa no Brasil terá que prestar depoimento à Polícia Federal.

Nas respostas a essas apurações, a big tech pode também sustentar que havia planejado que o link só fosse destacado por 24 horas, a exemplo de outras ações anteriores da empresa. Segundo interloutores da empresa, a retirada desse material não foi uma reação à ofensiva do governo.

A empresa também busca afirmar que não manipulou resultados de busca nesse processo, e que tem agora a oportunidade de esclarecer seu ponto de vista sobre o PL das Fake News. Na visão do Google, o projeto incluiu pontos controversos sem o debate necessário.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?