metropoles.com

Alvo das big techs, Comissão de Comunicação é tomada por bolsonaristas

Big techs trabalharam para bolsonaristas ocuparem a Comissão de Comunicação para impedir a discussão de projetos que regulam redes sociais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
O deputado Amaro Neto, do Republicanos do Espírito Santo, presidirá a Comissão de Comunicação da Câmara
1 de 1 O deputado Amaro Neto, do Republicanos do Espírito Santo, presidirá a Comissão de Comunicação da Câmara - Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O esforço das big techs para neutralizar a nova Comissão de Comunicação da Câmara surtiu efeito. O colegiado foi tomado por bolsonaristas que se opõem às propostas de regulação das redes sociais.

A coluna mostrou que os bolsonaristas foram orientados a entrar na comissão por um advogado que faz relações governamentais para as big techs. Ele argumentava que deputados de esquerda poderiam usar o colegiado para discutir projetos que regulam a publicação de fake news em plataformas digitais.

Apenas quatro deputados de partidos de esquerda estão entre os 26 titulares da comissão: André Figueiredo (PDT-CE), Carol Dartora (PT-PR), Gervásio Maia (PSB-PB) e Luiza Erundina (PSol-SP).

Só o PL terá cinco titulares na comissão, entre eles Bibo Nunes (RS), Filipe Barros (PR) e Mario Frias (SP). Lideranças da bancada evangélica também ocuparam o colegiado, como Cezinha de Madureira (PSD-SP), Silas Câmara (Republicanos-AM) e David Soares (União Brasil-SP) e Marcos Soares (União Brasil-RJ), ambos filhos do pastor R.R. Soares.

Os deputados definiram que o presidente da comissão será Amaro Neto, apresentador de um programa policial na TV Vitória, afiliada da Record. O parlamentar é do Republicanos do Espírito Santo.

Na primeira sessão do colegiado, o suplente Gustavo Gayer (PL-GO) protocolou um requerimento para convocar uma audiência contra a “censura” nas redes sociais. Gayer citou o extremista bolsonarista Allan dos Santos como uma das pessoas que poderão ser convidadas a participar da sessão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?