Alexandre Padilha está empenhado por prefeitura distante de São Paulo
Alexandre Padilha, ministro que cuida da articulação política de Lula, quer emplacar o vice numa prefeitura distante do seu reduto eleitoral
atualizado
Compartilhar notícia
Quem acompanha as movimentações do PT para as eleições municipais garante que o ministro da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Alexandre Padilha, está empenhado para emplacar o vice de João Campos, do PSB, na Prefeitura do Recife.
Padilha é filiado ao PT de São Paulo, mas trabalha para Mozart Sales, assessor especial da SRI, ser escolhido para a vice de Campos. Em novembro, o ministro foi até a capital pernambucana, em uma sexta-feira, para prestigiar a entrega do título de cidadão recifense a Sales, na Câmara local. Campos e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, também estiveram na homenagem.
A proximidade entre Padilha e Campos aponta para a eleição de 2026. O pessebista é visto como um candidato forte para concorrer ao governo de Pernambuco, enquanto Costa Filho pretende disputar o Senado.
Padilha é o principal articulador do governo Lula e negociou com Campos a entrada de Costa Filho, do Republicanos, no lugar de Márcio França, do PSB, no Ministério de Portos e Aeroportos. A troca ocorreu em setembro de 2023 e relegou França ao Ministério do Empreendedorismo, uma pasta que até aqui se mostrou inexpressiva.
O outro postulante do PT à vice de Campos é o deputado federal Carlos Veras.