Alexandre de Moraes volta a defender a Lula indicação de Gonet à PGR
Alexandre de Moraes está empenhado em convencer Lula a indicar o subprocurador Paulo Gonet como Procurador-Geral da República (PGR)
atualizado
Compartilhar notícia
Alexandre de Moraes voltou a defender a Lula que o presidente indique o subprocurador Paulo Gonet para a Procuradoria-Geral da República. Moraes e Lula tiveram um encontro fora da agenda na semana passada, em Brasília.
Foi a segunda vez que o ministro sugeriu que Lula indique Gonet. A primeira vez foi num jantar em que também estava Gilmar Mendes.
Os apoios nesta fase decisiva da escolha para a PGR têm sido importantes para Lula eliminar alguns nomes para a PGR.
Na visão do Planalto, o subprocurador Aurélio Veiga Rios, por exemplo, não conseguiu arregimentar novos apoios para seu nome. Aurélio foi encorajado a disputar o cargo por antigos interlocutores de Lula no meio jurídico e por uma ala do Ministério Público Federal que se afirma progressista e que analisara que o subprocurador Antonio Carlos Bigonha era carta fora do baralho. A conversa de Lula com Aurélio, no dia 3 de novembro, no Planalto, até foi boa, mas a falta de novas referências que respaldassem seu nome o enfraqueceu.
O reforço de aliados de peso, como Alexandre de Moraes, e a defesa de novos nomes, como Rodrigo Pacheco, ajudaram Gonet a ganhar força.