metropoles.com

Alexandre de Moraes extingue ação contra decreto do vale-alimentação

Moraes encerrou o questionamento da Associação Brasileira de Benefícios ao Trabalhador (ABBT) sem julgar o mérito da ação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Alexandre de Moraes, ministro do STF
1 de 1 Alexandre de Moraes, ministro do STF - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O ministro do STF Alexandre de Moraes extinguiu a ação movida pela Associação Brasileira de Benefícios ao Trabalhador (ABBT) contra o decreto do governo federal que altera as regras para o pagamento do vale-alimentação e do vale-refeição aos trabalhadores.

Moraes determinou o encerramento da ação sem que o mérito fosse julgado. A PGR também havia se posicionado contra o pedido da entidade. A decisão de Moraes, assinada no dia 4, foi publicada nesta segunda-feira (11/7).

A ABBT tem entre os seus associados as quatro ticketeiras que dominam o mercado (Alelo, Sodexo, Ticket e VR Benefícios) de benefícios alimentares. O questionamento no STF levou o governo federal a publicar, no dia 28 de março, uma medida provisória tratando do mesmo tema. A MP está paralisada no Congresso e, se não for votada, perderá a validade em breve.

O decreto em questão, editado pelo Ministério do Trabalho e Previdência em novembro do ano passado, promove mudanças no Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) e regulamenta o teletrabalho.

Entre outras alterações, o decreto coloca fim ao “rebate”, prática comum no mercado e que ocorre quando as administradoras de benefícios alimentares oferecem descontos às empresas para terem os seus serviços contratados. O valor é compensado com a cobrança de taxas mais elevadas dos estabelecimentos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?