Alcolumbre quer Pacheco no STF para voltar à presidência do Senado
Davi Alcolumbre articula para tomar o lugar do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco
atualizado
Compartilhar notícia
O senador Davi Alcolumbre, do União Brasil, está fazendo campanha para que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, do PSD, seja indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF) na vaga de Rosa Weber, em outubro.
Hoje, ele seria o favorito se houvesse nova eleição para a presidência do Senado, em sua avaliação. Para demonstrar boa vontade, ele já marcou a sabatina de Cristiano Zanin, o indicado para a primeira vaga da Corte, e não deve impor dificuldades.
O que não se sabe até agora, porém, é se Lula está de acordo com esse arranjo. Se a “troca” se concretizar, Lula vai substituir um aliado fiel por um senador do Centrão raiz, principal articulador do orçamento secreto, como Arthur Lira foi na Câmara dos Deputados.
O presidente tem mostrado que enxerga o STF como uma área crítica, em que não quer repetir o erro de indicar alguém em que depois ele perca a confiança. Nesse quesito, Pacheco é forte candidato, considerado leal. Além disso, agradaria Gilberto Kassab, presidente do PSD, partido da base do governo.
No Executivo, outros cotados para a vaga são Flávio Dino, ministro da Justiça e Segurança Pública, e Jorge Messias, advogado-geral da União.