metropoles.com

Advogado de pedido de suspensão de leniências já atuou para JBS

PSol, Solidariedade e PC do B são representados por ex-advogado da JBS

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
FELIPE RAU/ESTADÃO
FR12 SÃO PAULO – SP – 18/05/2017 – NACIONAL – JBS – Foto da fachada do condomínio, onde Joesley Batista empresário da JBS envolvido na Lava Jato, tem um apartamento na Av. Helio Pelegrino no bairro Vila Nova Conceição.  FOTO: FELIPE RAU/ESTADÃO
1 de 1 FR12 SÃO PAULO – SP – 18/05/2017 – NACIONAL – JBS – Foto da fachada do condomínio, onde Joesley Batista empresário da JBS envolvido na Lava Jato, tem um apartamento na Av. Helio Pelegrino no bairro Vila Nova Conceição. FOTO: FELIPE RAU/ESTADÃO - Foto: FELIPE RAU/ESTADÃO

O advogado Walfrido Warde, que entrou com uma ação nesta semana no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a suspensão dos acordos de leniência da Operação Lava Jato, já representou a JBS em ações na Justiça.

A J&F, holding da JBS e de outras empresas dos irmãos Batista, será uma das principais beneficiadas por uma eventual suspensão. A holding vem tentando tentando reduzir o valor que se comprometeu a pagar em 2017, de R$ 10,3 bilhões. Até hoje, a empresa pagou apenas R$ 580 milhões, segundo reportagem recente do jornalista Julio Wiziack.

O escritório de Warde representa PSol, Solidariedade e PC do B na ação no STF. Os partidos alegam que teria havido uma ação abusiva do Ministério Público Federal (MPF) nos acordos e que os valores lesadas pelo “punitivismo” do momento histórico da Lava Jato.

Na ação, Warde e outros advogados dos partidos argumentam que o valor alto dos acordos coloca em risco a continuidade da atividade empresarial das empresas, o que traria prejuízos à economia nacional.

Procurado, Warde disse, por meio de sua assessoria, que não representa mais a JBS e que a empresa não tem nada a ver com a ação.

“Desde 2018, Walfrido Warde escreveu três livros sobre leniência, nos quais aponta falhas legais, procedimentais e estruturais na forma como muitos dos acordos de leniência foi pactuada, críticas essas lamentavelmente incompreendidas e objeto de fúria de autoridades que participaram de sua celebração”, diz o escritório, em nota.

“Warde Advogados representou a JBS junto à CVM em 2017 e não advoga na renegociação de seu acordo de leniência.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?