metropoles.com

Advogado no caso dos funcionários fantasmas quer vaga no TRE-RJ

Advogado Carlos Eduardo Machado tenta vaga de desembargador eleitoral

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
ceperj
1 de 1 ceperj - Foto: null

O advogado Carlos Eduardo Machado, que advogou para o ex-presidente Fundação Ceperj, órgão do governo do Rio de Janeiro, na denúncia dos cargos fantasmas, é um dos cotados para assumir um cargo de desembargador eleitoral no Tribunal Regional Eleitoral do estado.

O governador Cláudio Castro foi denunciado pelo Ministério Público Eleitoral por suposta compra de apoio político e abuso de poder econômico por ter, segundo o órgão, criado mais de 27 mil cargos fantasmas na Fundação Ceperj, sem transparência alguma, para alocar apadrinhados de seus aliados.

Machado, segundo ele, “assessorou” juridicamente o ex-presidente da Ceperj Gabriel Lopes na esfera criminal, ou seja, na denúncia do Ministério Público do Rio de Janeiro sobre o caso.

A denúncia do MP do Rio é um espelho da denúncia do MP Eleitoral, que será julgada no TRE-RJ, onde Machado quer a vaga de desembargador eleitoral.

Além disso, a defesa de Lopes, denunciado pelo caso dos cargos fantasmas no Ceperj, também fundamenta a defesa do governador, que é o responsável pela fundação estatal.

A lista tríplice, que já está com Lula, foi definida em novembro de 2022. O advogado Fernando Cabral Filho foi o mais votado pelos desembargadores, seguido de Machado e Gustavo Horta.

Aliados de Cláudio Castro vêm pressionando pessoas próximas a Lula pedindo que Machado, que foi o segundo mais votado, seja o escolhido. Cabral Filho, contudo, é o que tem mais apoio da classe e é o nome mais forte no momento.

(Correção às 13h do dia 2 de abril de 2023: A primeira versão dessa reportagem informava que Carlos Eduardo Machado advogava para o governador. Machado, contudo, prestou assessoria jurídica para o ex-presidente da Fundação Ceperj, que foi denunciado pelo caso dos funcionários fantasmas. A defesa da Ceperj, segundo fontes informaram à coluna, fundamenta a defesa de Cláudio Castro, uma vez que ele é acusado de usar a fundação de forma eleitoreira e sem transparência.)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?