metropoles.com

Acordo entre Sonia Guajajara e Renan Filho impactará obra da Ferrogrão

Sonia Guajajara afirmou que o Ministério dos Transportes aceitou ouvir as demandas dos povos de 16 terras indígenas atingidas pela Ferrogrão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Foto colorida da ministra Sonia Guajajara - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida da ministra Sonia Guajajara - Metrópoles - Foto: <p>Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p>

O Ministério dos Povos Indígenas, chefiado por Sonia Guajajara, informou à coluna que chegou a um acordo com o Ministério dos Transportes, de Renan Filho, para ouvir os povos que vivem nas 16 terras indígenas potencialmente impactadas pela Ferrogrão. O processo de consulta deverá provocar novos atrasos no andamento das obras.

A pasta de Sonia Guajajara declarou que o processo respeitará “as especificidades, particularidades e diversidade dos protocolos de consulta de cada povo”. “Considerando a quantidade de povos e de territórios a serem consultados, esse processo deve, sim, influenciar no andamento das obras”, afirmou o Ministério dos Povos Indígenas.

“O processo de escuta às comunidades se dará a partir de necessidades e de protocolos específicos e tradicionais de cada povo, em diálogo intercultural com o Estado e empresas envolvidas na construção deste empreendimento. A consulta prévia, livre e informada deverá ocorrer por meio de procedimentos culturalmente adequados, o que poderá envolver audiências públicas e/ou outros processos de consulta pública indicados pelos povos indígenas e comunidades locais”, acrescentou a pasta.

A construção da Ferrogrão, que ligará Sinop (MT) ao porto de Miritituba (PA), foi judicializada pelo PSol no STF, em 2017. Sonia Guajajara é filiada ao PSol de São Paulo.

O ministro Alexandre de Moraes deve trazer a discussão sobre a Ferrogrão de volta à pauta do STF neste mês.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?