Acordo com PV impactará nas escolhas do PT para comissões da Câmara
PT teve de fazer acordo e ceder cargos para o PV não atrapalhar a indicação do partido para a segunda secretaria da Câmara dos Deputados
atualizado
Compartilhar notícia
O novo acordo com o PV afetará as escolhas do PT para presidir comissões na Câmara dos Deputados. O PT teve de ceder cargos para o PV não lançar um candidato contra a deputada Maria do Rosário na eleição para a segunda secretaria da Casa.
Segundo os termos do acordo, o PT usará sua primeira pedida para presidir a CCJ. Em seguida, a sigla tentará ficar com a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle. Se tiver sucesso, o PT cederá a chefia dessa segunda comissão para o deputado Aliel Machado, do PV do Paraná.
Uma ala do PL quer atrapalhar o PT e escolher Fiscalização e Controle na frente do partido rival. Nesse caso, o PV poderia avaliar se é do interesse da sigla presidir outra comissão indicada pelo PT. Se a resposta for negativa, o PV seria autorizado a fazer a terceira escolha da federação.
A terceira escolha seria uma comissão temática, e não técnica. Uma das áreas de interesse do partido é a Educação.
O PT e o PV constituíram uma federação nas últimas eleições e, por isso, terão de atuar em conjunto no Legislativo até 2026. O PCdoB também faz parte do grupo partidário.