metropoles.com

Abin diz que PF apreendeu dados que põem em risco agentes e fontes

Integrantes da Abin afirmam que a Polícia Federal apreendeu na operação da última sexta-feira (20/10) uma série de dados sensíveis

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Em foto colorida, viatura da PF na frente da Abin
1 de 1 Em foto colorida, viatura da PF na frente da Abin - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Integrantes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) afirmam que a Polícia Federal apreendeu na operação da última sexta-feira (20/10) uma série de dados que colocaria em risco a segurança de fontes da agência e agentes que estão em missões no Brasil e no exterior, e que não teriam relação com a investigação do possível monitoramento ilegal que possa ter sido feito na agência. Fontes da Polícia Federal ouvidas pela coluna rebatem essa informação e dizem que a Abin tergiversa por supostamente não ter colaborado com a investigação.

Entre os dados que teriam sido indevidamente apreendidos pela PF está a relação de informantes do órgão, bem como dados de operações em andamento. Um levantamento feito pela agência mostrou que, de 36 documentos apreendidos, 19 não tinham relação com o First Mile, software usado para monitoramento de geolocalização.

Segundo integrantes da Abin ouvidos pela coluna, até dados de fontes ligadas a grupos terroristas teriam sido apreendidas pela PF.

Uma planilha de Excel com dados de FHs (fontes humanas) foi apreendida, e também documentos de um monitoramento de radicalização de CACs (Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador).

A tensão entre PF e Abin se agravou nas últimas semanas também em virtude da possível recriação do Ministério da Segurança Pública.

O atual diretor-geral da Abin, Luiz Fernando Corrêa, é apontado como um nome ouvido pelo presidente na área e, mesmo que não seja cotado para se tornar ministro, poderia influenciar na escolha do nome. A PF ficaria subordinada ao novo ministro, o que, na visão de agentes da Abin, incomodaria a atual cúpula da polícia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?