A única saída para a segurança do RJ, segundo o governo Lula
O governo Lula está determinado a não interferir mais na Segurança do RJ de forma isolada, mas considera uma opção
atualizado
Compartilhar notícia
O governo Lula está determinado a não interferir mais na Segurança Pública do Rio de Janeiro de forma isolada. À coluna, fontes do governo federal ligadas ao tema disseram que a única forma de o governo federal atuar é com a aprovação da PEC da Segurança Pública.
O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, deverá apresentar a proposta aos governadores no final de novembro. A PEC da Segurança Pública prevê a ampliação da atividade da Polícia Federal nos estados.
A proposta quer incluir na legislação a atuação ostensiva da Polícia Federal no combate a facções e outros grupos criminosos.
Nesta semana, o Rio de Janeiro viveu mais um capítulo da crise na Segurança Pública do estado. A Polícia Militar fluminense tentou fazer uma operação no Complexo de Israel, dominado pelo Terceiro Comando Puro (TCP), mas foi expulsa pelos criminosos.
Enquanto isso, o tiroteio parou a Avenida Brasil por duas horas e terminou com dois mortos e outros quatro feridos. Um dos mortos foi alvejado dentro de um ônibus durante seu trajeto para o trabalho.
Receba o conteúdo da coluna no seu WhatsApp e assine a newsletter de e-mail