metropoles.com

A solução do MP e polícias do RJ para operações perto de escolas

Ministério Público do RJ e polícias Militar e Civil firmaram acordo para tentar diminuir impactos de operações perto de escolas públicas

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/ PMERJ
Polícia Militar do Rio de Janeiro - Metrópoles
1 de 1 Polícia Militar do Rio de Janeiro - Metrópoles - Foto: Reprodução/ PMERJ

O Ministério Público do Rio de Janeiro e as polícias Militar e Civil firmaram um protocolo, na última semana, para tentar diminuir os impactos de operações perto de escolas públicas da capital fluminense. O acordo, entretanto, definiu apenas “a comunicação prévia ou simultânea” das polícias com a Secretaria de Educação sobre ações policiais na cidade.

O ministro Edson Fachin, do STF, havia determinado em maio que o governo do Rio de Janeiro fizesse um plano para a proibição ou diminuição de operações perto de escolas. Na época, o governo Cláudio Castro negou que fosse paralisar as incursões.

Foi criado, então, um grupo técnico entre o governo estadual, as secretarias de Educação do estado e da capital, as forças de segurança e o MP do Rio. Esse colegiado concluiu que apenas avisar sobre as operações irá “amenizar” os impactos às escolas.

Críticos da medida apontam que a comunicação das polícias com o Executivo pode dar brecha ao vazamento das operações, além de não resolver o prejuízo dos alunos com as interrupções das aulas na rede pública.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?