metropoles.com

A razão de senadores da CPI da Braskem adiarem viagem a Maceió

Senadores da CPI da Braskem desistiram de viajar em cima da hora

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Orlando Costa/Especial Mestrópoles
Maceió mina Braskem
1 de 1 Maceió mina Braskem - Foto: Orlando Costa/Especial Mestrópoles

Senadores que integram a CPI da Braskem cancelaram a visita programada a Maceió nesta terça-feira (16/4), em cima da hora, sob a alegação de “problemas logísticos”. Mas não entraram em detalhes.

Oficialmente, a razão que alegaram para o adiamento foram as pautas que seriam discutidas no Senado, conforme respondeu a assessoria do presidente da CPI, Omar Aziz, do PSD do Amazonas. Ele iria acompanhado do relator, Rogério Carvalho, do PT de Sergipe, e Rogério Cunha, do Podemos de Alagoas.

Nesta terça, o plenário tinha em pauta a votação de um projeto de lei para criminalizar a posse e porte de entorpecentes sem autorização ou em desacordo com a lei. E outro que trata sobre descontos na tabela do Imposto de Renda.

Só que o problema mesmo foi o avião colocado à disposição dos senadores pela Força Aérea Brasileira (FAB), que desagradou a comitiva.

O modelo era um Brasília, bimotor turboélice, cujo a velocidade é menor do que a de outros aviões da FAB como o C-99, usualmente utilizado. Enquanto o primeiro viaja a até 584 km/h, o segundo atinge até 833 km/h — que é o desempenho atingido por aviões das empresas comerciais.

O detalhe crucial para a desistência é que a viagem que geralmente demora no máximo 2h20 seria de quatro horas. E ainda tinha o trajeto de volta.

A FAB foi procurada e não informou a razão apresentada para o cancelamento da viagem. Disse apenas que “cumpre o estabelecido pelo Decreto n° 10.267, de 5 de março de 2020, que dispõe sobre o transporte aéreo de autoridades em aeronaves do Comando da Aeronáutica”

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?