A primeira disputa entre o PT e o agronegócio que apoia Lula
A presidência da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é cobiçada pelo PT e pelo setor do agronegócio que apoia Lula
atualizado
Compartilhar notícia
Começou a primeira disputa entre o PT e o agronegócio que apoia Lula. Os dois grupos querem presidir a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
O ex-ministro da Agricultura Neri Geller, uma das primeiras lideranças do agro a declarar voto em Lula, espera assumir a chefia da companhia.
Geller é filiado ao PP do Mato Grosso e tem proximidade com Blairo Maggi, também ex-ministro da Agricultura e um dos maiores produtores de soja do país. Maggi gostaria de ver Geller na secretaria-executiva do ministério, mas o pepista entende que o cargo tem um caráter muito técnico.
Já o PT quer emplacar o deputado estadual Edegar Pretto na Conab. Pretto era o nome mais forte para o Ministério do Desenvolvimento Agrário, mas ficou sem o posto devido à composição política que Lula teve de fazer com outros partidos.
Como a Comunicação foi entregue ao União Brasil, Lula levou seu preferido para a pasta, o petista Paulo Teixeira, para o Desenvolvimento Agrário. Pretto não se elegeu para o governo do Rio Grande do Sul e ficará sem mandato.
A disputa entre Geller e Pretto será resolvida pela presidente do PT, Gleisi Hoffmann.