A posição do presidente do MDB sobre apoiar Lula ou Bolsonaro
Saiba a posição pessoal do presidente do MDB, Baleia Rossi, sobre o segundo turno entre Lula e Bolsonaro
atualizado
Compartilhar notícia
Após o saldo positivo da candidatura de Simone Tebet, que ficou em terceiro lugar na eleição presidencial, o MDB liberou seus quadros para apoiarem Lula ou Bolsonaro no segundo turno. Tebet caminhará com Lula; Michel Temer, com Bolsonaro. Já Baleia Rossi, presidente da legenda, não pretende fazer declaração pública de apoio, devido à posição que ocupa.
Nos bastidores do partido, porém, sabe-se que Baleia torce pela vitória de Lula.
Na nota oficial divulgada pela legenda, que libera filiados a apoiarem Lula ou Bolsonaro, há críticas indiretas ao atual presidente. O documento afirma que “em qualquer cenário, o MDB deixa claro que cobrará do vencedor o respeito ao voto popular, ao processo eleitoral como um todo e, sobretudo, a defesa intransigente da Constituição de 1988 e do Estado Democrático de Direito.”
Em 2018, no auge da onda bolsonarista, Baleia, mesmo sendo de Ribeirão Preto, cidade paulista do agronegócio, não declarou apoio a Bolsonaro. E, em 2021, o dirigente, que é deputado federal, foi apoiado pelo PT para disputar a presidência da Câmara contra Arthur Lira, candidato lançado pelo Planalto.