A nova tensão de Sergio Moro no TCU
Ministério Público junto ao TCU pediu arquivamento do processo, mas ainda há um foco de tensão para Sergio Moro no tribunal
atualizado
Compartilhar notícia
Ainda há um foco de tensão para Sergio Moro no Tribunal de Contas da União (TCU) depois que o MP pediu, nessa segunda-feira (31/1), o arquivamento do processo que investiga o trabalho do ex-juiz para a consultoria Alvarez & Marsal. É que o MP solicitou também que as informações do processo sejam enviadas para a Receita Federal.
A decisão caberá ao relator do caso, ministro Bruno Dantas. Desde a sexta-feira (28/1), quando Moro divulgou em uma live ter recebido R$ 3,5 milhões da consultoria americana, a investigação no TCU perdeu força. Até então, a consultoria havia negado informar o salário de Moro ao tribunal.
Uma pessoa a par do processo no TCU avalia que o gesto do MP é uma estratégia para não encerrar de vez a investigação e, assim, deixar uma nova frente para a Receita atuar no caso, se considerar que há indícios de irregularidade. Uma possível frente de apuração na Receita seria verificar se Moro buscou pagar menos tributos no Brasil ao prestar o serviço como uma pessoa jurídica.
A corte apura se Moro havia cometido irregularidades nesse trabalho. A consultoria recebeu 78% de seus honorários de empresas que foram alvo da Lava Jato, operação que Moro comandava quando era juiz.