A nova guarda do grupo de economistas que aconselha a campanha de Lula
Grupo tem desde pesos pesados do petismo, como ex-ministros, até economistas com menos de 30 anos que não passaram pela gestão pública
atualizado
Compartilhar notícia
O grupo de economistas que aconselha a campanha de Lula tem três integrantes com menos de 30 anos, o que aponta para uma mudança geracional nessa ala do partido. O colegiado da Fundação Perseu Abramo, do PT, é responsável por traçar propostas no campo econômico para o plano de governo do ex-presidente.
O Núcleo de Acompanhamento de Políticas Públicas (NAPP) econômico da fundação é coordenado pelo ex-ministro Aloizio Mercadante e pelo professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Guilherme Mello.
A nova guarda do grupo é composta por Matias Cardomingo e os irmãos Ligia e Rodrigo Toneto. Além da idade, esses economistas compartilham a mesma origem política: o Centro Acadêmico Visconde de Cairu (CACV), da Faculdade de Economia da Universidade de São Paulo (USP). Esse ponto também une os três a Mercadante, que presidiu o CACV em 1975.
Ainda na USP, Matias Cardomingo e Rodrigo Toneto fundaram o Centro de Pesquisa em Macroeconomia das Desigualdades (Made), onde Cardomingo é pesquisador. O Made é liderado pela professora da Usp, Laura Carvalho. Além disso, Cardomingo preside um diretório zonal do PT em São Paulo, em Pinheiros.
Rodrigo Toneto, por seu turno, cursa doutorado na Queen Mary University em Londres, na Inglaterra, depois de ter concluído o mestrado na USP.
Ligia Toneto é secretária de Juventude do PT em São Paulo e faz mestrado na Unicamp, sob orientação de Guilherme Mello, que comanda o grupo que auxilia na pré-campanha de Lula.