metropoles.com

A mudança que o Congresso deve promover no governo Lula

MP da Esplanada será analisada por comissão mista do Congresso Nacional

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Região central de Brasília, com Congresso Nacional em destaque e gramado seco em frente ao parlamento. Cenário enfumaçado devido à névoa seca e a queimadas nas proximidades. Congresso Nacional ao fundo - Metrópoles
1 de 1 Região central de Brasília, com Congresso Nacional em destaque e gramado seco em frente ao parlamento. Cenário enfumaçado devido à névoa seca e a queimadas nas proximidades. Congresso Nacional ao fundo - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Na Medida Provisória (MP) que reestruturou o desenho dos ministérios no início do governo Lula, o Congresso já prevê pelo menos uma mudança. A área de segurança hídrica deve sair do Ministério do Meio Ambiente e voltar para o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, como era antes da MP.

Segundo o relator, Isnaldo Bulhões, do MDB de Alagoas, ainda não há um relatório pronto para a MP. A bancada ruralista quer que o Ministério da Agricultura e Pecuária retome competências como o Cadastro Ambiental Rural (CAR), hoje também no Ambiente. Uma eventual mudança nessa área ainda não foi definida.

O deputado cita a segurança hídrica como uma em que com certeza haverá mudança, por outro lado. A área é responsável por obras nas bacias hidrográficas, como a construção de adutoras. Segundo o relator, trata-se de um tema muito mais afim às atividades da Integração do que do Ministério do Meio Ambiente.

O governo Lula transferiu a segurança hídrica para o Meio Ambiente para que as ações nos rios fossem articuladas em conjunto com políticas de conservação.

Após a apresentação do relatório de Isnaldo Bulhões, o texto será apreciado por deputados e senadores antes de ser votado e transformado em lei definitivamente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?