metropoles.com

A influência feminina na política russa, das czarinas à URSS

Obra conta a história de Catarina I e Raíssa Gorbachova, a última primeira-dama da União Soviética.

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Catarina I
1 de 1 Catarina I - Foto: null

Uma camponesa que se tornou a primeira mulher a governar a Rússia. Uma jovem que conseguiu abrandar Ivan, o Terrível. Uma primeira-dam que influenciou ideais modernos e menos misóginos na gestão política da União Soviética.

Essas são algumas das histórias contadas por Vladimir Fédorovski em “As czarinas”, livro que aborda a influência feminina na política russa ao longo dos séculos e as ambições, fraquezas e paixões dessas mulheres.

Fédorovski foi diplomata russo durante o período da perestroika, política que previa acabar com a centralização econômica instaurada por Lênin na Revolução Russa, e um dos porta-vozes do movimento democrático do país.

Catarina I, a primeira mulher a governar a Rússia, é uma das personagens centrais. A imperatriz, que antes era uma camponesa chamada Marta Skavronski, casou-se com Pedro, o Grande, e assumiu o governo após a morte do marido, em 1725.

O livro também conta o papel da primeira mulher, de Pedro, o Grande, Anastácia Romanova, em torná-lo um líder mais humano, clemente e aberto a reformas.

O autor, que também é licenciado em história e professor na Universidade de Paris, lembra que os russos chamavam mulheres influentes de “czarinas” mesmo que não tivessem relação com a família imperial.

Raíssa Gorbachova, a última primeira-dama da União Soviética, casada com Mikhail Gorbachov, é uma das personagens mais recentes incluídas no livro.

Raíssa teve uma relação próxima com a carreira política do marido e aproximou Mikhail de métodos nitidamente mais modernos e menos misóginos do que os que caracterizavam o espírito russo.

A obra será lançada em agosto deste ano pela editora Agir.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?