metropoles.com

A força-tarefa da oposição para conseguir assinaturas para CPI do MEC

Deputados querem aproveitar fervor da prisão de Milton Ribeiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
plenario da camara dos deputados votacao
1 de 1 plenario da camara dos deputados votacao - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Alguns deputados da oposição vêm fazendo uma força-tarefa na Câmara para conseguir as 171 assinaturas necessárias para abrir a CPI do MEC. A intenção é aproveitar o fervor da prisão de Milton Ribeiro e não deixar que a CPI do Preço dos Combustíveis alcance o número de assinaturas primeiro.

A CPI na Câmara, entretanto, ainda está longe de conseguir o número necessário de assinaturas. O requerimento conta apenas com 81 apoiadores, mas a força-tarefa, encabeçada pelo deputado Professor Israel, do PSB do Distrito Federal, planeja mudar o cenário nos próximos dias.

“Temos que evitar que o governo crie uma cortina de fumaça com a CPI da Petrobrás, que não tem a intenção de construir nada”, disse o parlamentar, que é presidente da Comissão de Educação da Câmara e responsável pelo pedido de abertura da CPMI do MEC.

Ao ver a retomada de fôlego da CPI do MEC no Senado, deputados bolsonaristas ficaram com medo de o mesmo ocorrer na Câmara e pressionaram os líderes das bancadas a pedirem assinaturas para a CPI do Preço dos Combustíveis. Até o início da tarde desta quinta-feira (23/6), o requerimento de abertura da Comissão já tinha 132 assinaturas. Faltando, assim, apenas 39.

Tanto deputados governistas, quanto os de oposição, têm o entendimento de que se as duas CPIs recolherem as assinaturas necessárias, nenhuma será de fato aberta na casa. Os bolsonaristas, contudo, acreditam que a forte articulação política fará com que a CPI do MEC não se viabilize, mesmo com o momento “oportuno” e que a CPI do Preço da Petrobrás será aprovada por Arthur Lira.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?