metropoles.com

A dúvida do PSL entre apoiar Rodrigo Garcia ou abrir as portas ao MBL

O vice-governador integraria o PSL à máquina do governo paulista, enquanto o MBL pode ser um puxador de votos para a Câmara dos Deputados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcos Oliveira/Agência Senado
kim-kataguiri
1 de 1 kim-kataguiri - Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Um dilema se instaurou no PSL de São Paulo. Políticos que organizam o partido para a eleição de 2022 precisarão decidir se a sigla apoiará a candidatura do vice-governador Rodrigo Garcia, do PSDB, ao Palácio dos Bandeirantes ou se as portas da legenda serão abertas para a filiação de lideranças do MBL.

Há um questionamento sobre o que é mais vantajoso para o PSL. Se Rodrigo Garcia vencer a eleição com a sigla na base de apoio, os controladores do PSL acreditam que haverá o desenvolvimento da estrutura do partido dentro da máquina do governo paulista.

Garcia, no entanto, é visto como um personagem que agregaria pouco ao PSL em termos eleitorais. Sem Bolsonaro, o partido terá em 2022 o desafio de repetir o desempenho avassalador que obteve no último pleito. Só em São Paulo, o PSL elegeu dez deputados federais em 2018.

Nesse caso, a parceria com MBL poderia ser frutífera em função da forte presença digital e dos seguidores cativos do grupo. O deputado Kim Kataguiri, o principal nome cortejado pela direção paulista do PSL, também é visto como um puxador de votos para a Câmara.

O desafio seria acertar os ponteiros com Garcia, já que a filiação de lideranças do MBL deve acarretar no lançamento da candidatura de Arthur do Val, o Mamãe Falei, ao governo do estado. Do Val é crítico ao governador João Doria e não declarou apoio ao tucano Bruno Covas no segundo turno da disputa municipal de 2020, contra Guilherme Boulos.

A decisão sobre o que será feito em São Paulo caberá ao mandatário do PSL, o deputado Luciano Bivar.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?