A convite do Brasil, Mercosul aceita integrar liderança do G20 em 2024
O Brasil exercerá a presidência do G20 em 2024. Convites ao Uruguai e ao Paraguai foram entregues pelo chanceler Mauro Vieira.
atualizado
Compartilhar notícia
O chanceler Mauro Vieira convidou os governos do Uruguai e do Paraguai para auxiliarem o Brasil no período em que o país presidir o G20 – grupo formado pelas 20 maiores economias do mundo.
O Brasil presidirá o G20 em 2024 e, por isso, tem a prerrogativa de convidar países aliados para integrar os trabalhos.
Vieira convidou o Uruguai na terça-feira (7/3), durante a passagem por Brasília dos ministros das Relações Exteriores, Francisco Bustillo, e da Economia e Finanças, Azucena Arbeleche.
O convite ao Paraguai foi feito nesta quinta-feira (9/3), em reunião entre Vieira e o chanceler Julio César Arriola, em Assunção. Nesta manhã, Vieira encontrou o presidente paraguaio, Mario Abdo Benítez, no Palácio de los López, sede do governo local.
A Argentina é integrante plena do G20 e também participará dos trabalhos com o Brasil. Todo o Mercosul, portanto, será contemplado no exercício da presidência do grupo. A Venezuela, que entrou no bloco econômico em 2012, encontra-se suspensa devido à ruptura da ordem democrática no país.