metropoles.com

A carta de Annie Ernaux para a irmã que morreu antes de ela nascer

Livro “A outra filha”, de Annie Ernaux, será lançado este mês no Brasil; escritora francesa venceu o Prêmio Nobel de Literatura em 2022

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Annie Ernaux
1 de 1 Annie Ernaux - Foto: Divulgação

Quando tinha 10 anos, no verão de 1950, a escritora francesa Annie Ernaux, vencedora do Nobel de Literatura em 2022, escutou uma conversa da mãe e descobriu que antes dela, seus pais haviam tido outra filha, morta aos 6 anos de difteria. A mãe contou a uma confidente que haviam escondido de Annie a existência da irmã para não entristecê-la, e emendou: “ela era mais boazinha do que aquela ali”.

Quase 60 anos depois, Ernaux recebeu um convite para participar da coleção francesa Les Affranchis, em que escritores são convidados a escrever a carta que nunca foi escrita. Com a oportunidade de abordar um trauma de infância, Ernaux escreveu “A outra filha”, livro que a editora Fósforo lança este mês no Brasil.

O episódio dos anos 1950 foi a única vez que a irmã mais velha foi mencionada, fora um lapso aqui e outro ali de familiares. Ernaux também manteve o segredo até o lançamento do livro. “Tenho a impressão de que o silêncio nos convinha, a eles e a mim”, escreveu.

A carta, dirigida à irmã, acaba sendo uma forma de Ernaux exorcizar o peso que ela, e de imagem sacralizada, exerceu sobre ela. Chega a conectar a morte dela com o próprio princípio de sua existência. “Eu vim ao mundo porque você morreu e eu te substituí”, disse, em outro trecho.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?