metropoles.com

A cada 15 horas uma mulher foi vítima de feminicídio em 2023 no Brasil

A cada quinze horas uma mulher foi morta por causa de seu gênero, aponta o levantamento Elas Vivem, da Rede de Observatórios da Segurança

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Imagem ilustrativa de feminícidio - Metrópoles
1 de 1 Imagem ilustrativa de feminícidio - Metrópoles - Foto: Getty Images

A cada quinze horas uma mulher foi morta por causa de seu gênero em 2023, aponta o levantamento Elas Vivem, feito pela Rede de Observatórios da Segurança e divulgado nesta quinta-feira (7/3). O estudo coleta dados de oito estados: Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo.

O Elas Vivem revela também que os registros de violência contra a mulher aumentaram 22% no ano passado. Em 2023, 3.181 mulheres sofreram violações e, destas, 586 foram vítimas de feminicídio. Cerca de 72% das mortes ocorreram pelas mãos dos parceiros das vítimas. Em 38% dos casos, o homem cometeu o crime com uma arma branca e em 23% com arma de fogo.

São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Pará e Piauí são os cinco estados que mais registraram o crime de feminicídio em 2023.

O Rio de Janeiro quase dobrou o número de registros de violência contra a mulher entre 2020 e 2023. Em 2020, foram registrados 318 casos de violência de gênero. Já em 2023, foram registrados 621. O estado, segundo o levantamento, foi onde ocorreram mais mortes por armas de fogo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?