A briga pela imagem de Lula na corrida pelo governo do Maranhão
Pesquisas encomendadas pelos candidatos de esquerda no Maranhão mostram que Lula é o principal cabo eleitoral no estado
atualizado
Compartilhar notícia
O uso da imagem de Lula na eleição para o governo do Maranhão se tornou mais um motivo para os candidatos de esquerda brigarem. Tanto o senador Weverton Rocha, do PDT, quanto o vice-governador Carlos Brandão, do PSB, tentam convencer o eleitorado de que contam com o apoio de Lula para assumir a gestão estadual.
Antes de traçar uma estratégia, a campanha de Weverton Rocha contratou pesquisas de uma agência paulista para medir a influência que Lula teria na eleição maranhense. Os levantamentos mostraram que Lula é o principal cabo eleitoral no estado, superando até o governador, Flávio Dino.
O ex-presidente esteve reunido com Weverton em janeiro, em São Paulo, e não deverá se opor ao uso de sua imagem na campanha do pedetista. Weverton tem dito que irá concorrer à eleição com o slogan “o melhor amigo do Lula”.
Dino está em seu segundo mandato e renunciará ao cargo em abril para concorrer ao Senado. Brandão foi escolhido pelo governador para tentar a sucessão e trocou o PSDB pelo PSB para tentar conquistar o eleitorado de esquerda, o que provocou o rompimento político de Weverton com o governo.
O PT chegou a declarar apoio à candidatura de Brandão em janeiro, quando as negociações por uma federação com o PSB ainda transcorriam num clima amistoso. Com o iminente fracasso das conversas, os pessebistas temem que Lula volte atrás na decisão e amplie os palanques no estado.